CONFIGURAÇÕES: CONFIGURE SUA PESQUISA NO SISTEMA UBISURVEY

1. GERENCIANDO CLIENTES

 

Como todo projeto de pesquisa precisa estar associado a um cliente, o primeiro passo é a criação de seu cliente. O acesso se dá pelo módulo administrador e, em seguida, clicando na aba clientes.

 12

O módulo CLIENTES tem como principais funções:

– Cadastrar clientes

– Cadastrar usuários associados aos clientes

– Gerenciar informações dos clientes e usuários 

 

1.1. Cadastrar Cliente

 

Para cadastrar um novo cliente clique na opção “Novo Cliente”. Informe os dados do cliente e clique em “Salvar”.

Alguns campos são de preenchimento obrigatório, desse modo é preciso preenchê-los para que o botão salvar fique habilitado.

3

1.2. Adicionar Usuário para o Cliente

 

Após cadastrar um cliente para seu Instituto de Pesquisa é possível cadastrar usuários associados a este cliente, os quais poderão ter acesso ao Acompanhamento de Campo e Gestão de Resultados. Para adicionar usuários selecione os clientes cadastrado e, em seguida, clique na opção “Novo Usuário”. Informe os dados solicitados e ative a permissão “UbiSurvey Cliente” para que o mesmo tenha acesso ao UbiSurvey. Preenchidos os campos clique em “Salvar”.

10

Observações:

1 – Os usuários que você associar ao seu cliente terão acesso, por exemplo, aos módulos Acompanhamento de Campo e Gestão de Resultados, desde que você habilite estas funções e comunique ao usuário.

2 – O cadastramento de usuários não é obrigatório e não influenciará o processo de coleta de dados ou utilização do UbiSurvey caso não esteja configurado.

3 – O usuário cadastrado terá acesso ao UbiSurvey pelo site www.ubisurvey.com.br clicando em login e selecionando a opção “cliente”.

 

1.3. Desativar/Ativar Usuário

 

O UbiSurvey possibilita que você interrompa o acesso de usuários associados ao seu cliente. Para isso, selecione o cliente e o usuário que deseja desativar. Na área de informações do Usuário, clique na opção “Desativar”. Após confirmar a desativação, o usuário não terá acesso ao UbiSurvey. Os dados permanecem no UbiSurvey e, caso seja necessário ativá-lo novamente, basta entrar em seu cadastro e acionar “Ativar”.

4

2. PESQUISAS

 

Uma vez que seu cliente já está cadastrado no UbiSurvey, você pode criar e associar pesquisas a ele.

1 5

 

Esta é a principal funcionalidade do Módulo Administrador. As principais ações são:

– Cadastrar uma pesquisa

– Configurar sua pesquisa

– Colocar a pesquisa em produção

– Cadastrar e gerenciar regiões de atuação – consulte o manual sobre Regiões de Atuação

– Cadastrar e gerenciar cotas de pesquisa – consulte o manual sobre Cotas de Pesquisa

 

Ao entrar na funcionalidade Pesquisa, o UbiSurvey exibe uma lista com os clientes cadastrados. Selecione o cliente para o qual a pesquisa será cadastrada, clique na opção “Nova Pesquisa” e inicie o processo de configuração.

2.1. Informações gerais

 

Inicialmente o UbiSurvey solicita que você atribua um nome para o projeto de pesquisa, indique o tipo a que se refere, número de entrevistadores que serão utilizados e período de execução. Há ainda um campo caso queira fazer um resumo descritivo do projeto de pesquisa.

6

ATENÇÃO:

1 – O período deve ser informado tendo como referência a data de coleta de entrevistas. A partir das informações deste campo é que serão calculadas as projeções de término e os indicativos de evolução do campo.

2 – O questionário só estará disponível para o tablet do entrevistador a partir do dia indicado como data de início. Antes desta data, o questionário estará disponível no aplicativo apenas no modo treinamento.

3 – Após colocar a pesquisa em execução não é possível alterar a data de início do projeto.

 

2.1.1. Cadastrar Tipo de Pesquisa

 

Para configurar os tipos de pesquisa disponíveis, acione o símbolo (+) em frente ao campo “Tipo”, o UbiSurvey apresentará uma janela com a lista de tipos já cadastrados. Embaixo da lista, acione a opção “Novo Tipo”, informe o tipo e salve. Depois de cadastrado o novo tipo, ele será selecionado e apresentado na lista de tipos de pesquisa para seleção.

7 8

2.2. Configurar pesquisa

 

Após a definição das informações básicas sobre a pesquisa é preciso configurar sete parâmetros:

9

2.2.1 – Tipo de identificador: O identificador é um número único utilizado para identificar cada questionário aplicado pela pesquisa em campo. As opções de configuração são:

Manual: O questionário será aberto a partir de um identificador digitado no aplicativo pelo próprio pesquisador. Atenção, pois, neste caso pode haver duplicidade de identificadores caso dois pesquisadores digitem o mesmo número de identificador. O UbiSurvey extrai na base de dados apenas o identificador sincronizado de forma mais recente.

Lista predefinida: O aplicativo apresentará ao pesquisador as opções disponíveis de identificadores para ele escolher. Geralmente é utilizado quando já se sabe quais os locais em que a entrevista será realizada. Consulte a seção com informações sobre como incluir uma lista predefinida.

Automático (default): O questionário será aberto no aplicativo com um número único gerado de forma automática pelo UbiSurvey

2.2.2 – Visível para candidatura: Este campo influencia na relação de entrevistadores que terão oportunidade de manifestar interesse em participar deste projeto:

Sim: Qualquer entrevistador conectado ao seu Instituto de Pesquisa terá acesso à possibilidade de inscrição para a pesquisa

Não (default): Apenas os entrevistadores que você convidar da sua rede, terão acesso à possibilidade de inscrição para a pesquisa

2.2.3 – Mapa visível para o cliente: Esta configuração indica se o usuário do cliente para o qual a pesquisa está associada terá acesso à visualização do local georreferenciado em que a entrevista foi realizada:

Sim: o usuário terá acesso ao local de realização das entrevistas

Não (default): o usuário não terá acesso ao local de realização das entrevistas

2.2.4 – Apagar respostas das questões posteriores ao alterar uma resposta: Esta configuração permite que o UbiSurvey apague todas as respostas do questionário que se localizam após a questão que foi alterada pelo pesquisador:

Sim: Caso o pesquisador faça alguma alteração em determinada pergunta do questionário, as perguntas da sequência serão apagadas sendo necessário que o pesquisador as aplique novamente.

Não (default): Caso o pesquisador faça alguma alteração em determinada pergunta do questionário, apenas esta questão será alterada e as demais permanecem como estavam.

2.2.5 – Permitir reabertura de visita não pendente: Esta opção configura em quais condições o pesquisador tem autorização para reabrir um questionário:

Sim: O pesquisador poderá reabrir qualquer questionário que ele tiver preenchido.

Não (default): O pesquisador só poderá reabrir questionários (para consulta ou alteração) em que ele tenha marcado como pendende no momento do primeiro preenchimento

2.2.6 – Captura de coordenadas obrigatórias: Esta opção indica se o questionário será aberto para preenchimento apenas se o GPS estiver ativado:

Sim: O pesquisador só poderá abrir o questionário se estiver com o GPS ativado.

Não (default): O pesquisador poderá abrir o questionário mesmo com o GPS desativado

2.2.7 – Precisão mínima: Esta opção obriga a captura do GPS com precisão mínima:

Sim: As coordenadas capturadas pelo GPS deverão conter precisão mínima, o que pode implicar em necessidade de estar com internet ativada no momento da captura, implicando em maior consumo de bateria.

Não (default): A captura das coordenadas poderá ocorrer com qualquer nível de precisão

 

2.3. Status da Pesquisa

 

Logo após o preenchimento das informações básicas da pesquisa e das configurações, é preciso colocar a pesquisa no status “aberta” para dar início às demais atividades. Para isto clique no status “aberta” e, em seguida, salvar.

ABERTA: corresponde à fase inicial da pesquisa. Neste momento a pesquisa é visível apenas no módulo “Administrador”. Nesta fase é possível realizar quaisquer alterações no projeto.

EXECUÇÃO: A partir do momento que a pesquisa é colocada em Execução todos os entrevistadores receberão um comunicado informando o início do projeto e os questionários selecionados serão automaticamente disponibilizados em seus tablets. A partir deste momento não serão mais permitidas alterações nos questionários selecionados e nem na data inicial do projeto. Após entrar em execução não será permitido voltar para o status ‘ABERTA’.

FINALIZADA: Após FINALIZAR a pesquisa, nenhum tipo de edição será permitido. Nesta etapa, os questionários são automaticamente removidos dos tablets dos entrevistadores que participaram do projeto. Assim como os resultados não serão mais exibidos no UbiSurvey.

CANCELAR PESQUISA: Ao CANCELAR a pesquisa, ela será encerrada. A partir deste momento, não serão mais permitidas entrevistas e os questionários serão automaticamente removidos dos tablets dos entrevistadores.

REABRIR PESQUISA: é possível reabrir uma pesquisa que foi cancelada ou finalizada. Ao reabri-la, ela retorna ao status “Execução” para que o projeto continue a ser executado.

 

2.4. Próximos passos

 

Após criar a sua pesquisa e proceder com as configurações iniciais, você precisa iniciar três atividades, as quais estão detalhadas nos seus respectivos manuais e conforme estamos disponibilizando em postagens aqui no blog.

1 – Criar Regiões de Atuação

2 – Criar / Selecionar questionário

3 – Recrutar entrevistadores para participar da pesquisa

 

Veja também:

 

 


Curta e Compartilhe


Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail


1 pensamento em “CONFIGURAÇÕES: CONFIGURE SUA PESQUISA NO SISTEMA UBISURVEY”

Os comentários estão desativados.