Criando Questões

5) CRIANDO QUESTÕES

Acesse: Questionário → Grupo → Questionário → Bloco → Questão.

5.1) Cadastrar questão

Para cadastrar as perguntas do questionário é preciso selecionar um questionário e um bloco no qual as perguntas serão associadas. Após selecionados, clique na opção “Nova Pergunta” e o sistema irá apresentar a tela para preenchimento das informações.
No campo “Descrição” informe o texto da pergunta, que será exatamente o que o pesquisador visualizará ao realizar a entrevista. O sistema permite formatar o texto da pergunta, para isso use a barra de formatação.
Caso haja alguma observação para complementar a pergunta, insira-a no campo “Observação”. Esta informação também aparecerá para o pesquisador, porém com formatação automática no estilo itálico.

NovaQuestao

É preciso informar o tipo das opções de respostas da questão. Selecione a opção “Definir Tipo” no campo “Tipo de Questão” e o sistema irá apresentar os tipos possíveis, conforme abaixo:

TipoQuestao

Tipo de questão Descrição
Múltipla escolha Uma lista com várias opções, onde se pode escolher mais de uma opção de resposta.
Verificado É apenas uma opção de resposta, onde pode ser marcado ou não.
Data Campo no formato de data.
Hora Campo no formato de hora.
Questão pai com adicionador Questão onde é possível duplicá-la durante o campo. Você pode adicionar mais um conjunto de respostas da mesma pergunta caso seja necessário.
Lista de Opções Campo com uma lista de opções para ser selecionada. Resposta única
Moeda Campo no formato de moeda.
Número Campo onde só é aceito a inserção de números.
Questão pai É a questão principal onde se tem outras perguntas ou subitens desta pergunta.
Opção única Para questões em que só é possível escolher uma única opção de resposta dentre as apresentadas.
Separador Insere uma caixa (retângulo) cinza ao redor da descrição para incluir alguma instrução ao entrevistador ou deixar o questionário mais organizado visualmente
Texto Campo para a inserção de texto, utilizado para questões abertas.

5.1.1) Múltipla escolha

Esta é uma questão fechada que permite que o entrevistado marque uma ou mais opções de resposta.

multipla

Escolhendo a opção “Múltipla escolha” é preciso definir a lista de opções de respostas. Selecione a opção “Definir Lista” e cadastre a lista ou utilize uma já cadastrada (para saber como cadastrar uma lista, consulte a seção 5.2).
Para esse tipo de questão é preciso definir o número de respostas que podem ser selecionadas. Insira no campo “Máximo seleção” o número máximo permitido.

problemas

5.1.2) Verificado

verificado

O tipo de questão “Verificado” é utilizado quando precisa somente verificar algo. Sua opção de resposta é “Ok”. Veja exemplo na imagem abaixo.

ok

5.1.3) Data

Esse campo é apresentado em formato de data e é exibido um calendário para selecionar a data que também pode ser inserida manualmente.

data

5.1.4) Hora

O campo é apresentado em formato de hora, onde pode ser inserida a hora manualmente ou através do contador de horas e minutos.

hora

5.1.5) Questão pai com adicionador

A questão pai com adicionador é utilizada quando se necessita aplicar a mesma pergunta (ou blocos de perguntas) por mais de uma vez, porém possibilitando que o número de vezes seja variável de entrevistado para entrevistado. Como exemplo, suponha que seja preciso perguntar a escolaridade de cada membro da família do entrevistado. Sendo assim, pode-se criar a pergunta apenas uma única vez e o pesquisador adiciona os blocos de respostas de acordo com a necessidade. Para isso, é preciso clicar no botão “+” para adicionar uma nova pergunta sobre escolaridade

questaoPai

5.1.6) Lista de Opções

Esse tipo traz uma lista com opções de respostas para ser selecionada. Basta clicar no campo e o mesmo apresenta a lista. Selecione a resposta desejada.

lista

5.1.7) Moeda

Tipo usado para inserção de valores na opção de resposta da questão. O sistema permite inserir a faixa de valores que serão aceitos, caso o usuário insira um valor que esteja fora do intervalo, o usuário é informado de que aquele valor não pode ser inserido. Essa informação da faixa de números não é obrigatória, caso não tenha restrição quanto ao valor inserido, deixe o campo “Faixa de Número” em branco.

moeda

5.1.8) Número

Usado para inserir números como opção de resposta. Assim como no tipo moeda, você pode determinar um intervalo para inserção do número. Por exemplo, quando há uma pergunta cuja resposta seja uma nota de 0 a 10, você pode limitar para que o usuário digite apenas números neste intervalo, com isso, elimina-se a chance do pesquisador errar e digitar um número que não seja entre 0 e 10.

5.1.9) Questão pai

Quando uma questão possui subitens relacionados a ela, cria-se uma questão pai para depois cadastrar os subitens como filhos desta questão. Para cadastrar as questões filhos, basta adicionar uma nova questão de qualquer tipo e marcar a opção Sim em “Questão filho”. É preciso informar qual questão será o pai desta questão, para isso clique no campo “Selecione a Questão pai”.

questaoPai1

O sistema exibe uma janela para escolha da questão pai, selecione a desejada e salve a questão.

questaoPai2

5.1.10) Opção única

Utilizado para questões com somente uma opção de resposta, desse modo, o entrevistador poderá marcar apenas uma resposta, caso ele selecione outra resposta, a anterior é desmarcada e prevalecerá a que foi selecionada por último. É preciso selecionar a lista de opções. Clique na opção “Editar Lista” e selecione uma lista cadastrada ou adicione uma nova lista (para saber como cadastrar uma lista, consulte a seção 5.2).

opcaoUnica

5.1.11) Separador OK

Este tipo adiciona uma caixa cinza no texto inserido. Utilizado para separar blocos de questões, por exemplo.

separadorOK

5.1.12) Texto

Este tipo é usado para questões abertas, onde não há uma lista pré-definida de opções de respostas. O sistema permite limitar o texto por quantidade de caracteres, basta informar no campo “Quantidade de caractere” o limite permitido. Este tipo permite a entrada de texto alfanumérico.

caractere

Outra opção é colocar máscara no campo. Marque a opção “Máscara” e clique na opção “Definir Máscara”. O sistema apresentará uma janela com opções de máscara, caso a máscara deseja não esteja na lista, selecione a opção “Outra” e informe o tipo de máscara escolhido. A máscara é definida pelo número “9”, onde cada número informado representa um caractere do tipo numérico, sendo que o mesmo pode ser separado por ponto (.), hífen (-), entre outros.

mascara

Na figura abaixo foi selecionada a máscara para CPF, desse modo, o sistema permitirá apenas a inserção de números e que contemple todos os caracteres definidos pela máscara.

tipoMasca

Além disso, tanto para texto alfanumérico quanto para máscara, você pode escolher uma resposta padrão, onde o sistema utiliza essa resposta caso o usuário não informe nenhum dado neste campo. Para isso, clique na opção “Definir Resposta” e informe a resposta padrão.

5.2) Cadastrar lista de opções

Para cadastrar a lista de opções, selecione a opção “Definir Lista”, o sistema irá apresentar uma janela contendo as listas cadastradas, caso não possua nenhuma lista cadastrada, clique na opção “Nova Lista de Opções”. Ao abrir a janela para o cadastro, informe o nome da lista. Este será usado para identificá-la entre as demais.

NovaLista

Na seção “Opções da Lista”, adicione as respostas que ficarão visíveis para o usuário. Para adicionar mais itens na lista, informe quanto deseja adicionar no campo “Mais Opções” e clique em “Adicionar”. No campo “Descrição” informe a resposta e, no campo código, informe o código referente àquele item. Este código de referência será exibido somente no arquivo Excel de exportação. Caso seja necessário colocar o número da opção de resposta no tablet para visualização pelo pesquisador, coloque o código da mesma na descrição da resposta. Após adicionados todos os itens da lista, salve os dados.

Para excluir um item da lista de opções, selecione o ícone remover do item desejado.

O sistema permite ordenar os itens adicionados, basta arrastá-los para o local adequado.

NovaListaOpcoes

5.3) Configuração das perguntas

O sistema permite cadastrar algumas configurações da questão para que seja melhor visualizada no tablet. São elas:

Salto: permite cadastrar saltos de questões quando uma determinada resposta é selecionada. (para saber mais consulte a seção 5.4).

Orientação: permite informar como ficará a disposição das respostas do tablet.

Obrigatório: indica que a questão é obrigatória ou não de ser respondida.

Questão filho: permite adicionar perguntas relacionadas com outra pergunta chamada de “questão pai”.

Ativo: indica se a questão está ativa ou não. Caso seja desmarcada, a mesma continua cadastrada no sistema, porém, não aparecerá no tablet.

opcoesConfig

5.4) Cadastrar Saltos

Os saltos são utilizados quando uma questão possui respostas que direcionam para outras questões, ou seja, dependendo da resposta selecionada o sistema pula alguma questão ou direciona para outra. As perguntas que estão no intervalo do salto não ficarão visíveis no tablet assim que a resposta que originará o salto for selecionada.
Para cadastrar os saltos, marque “Sim” no campo “Salto”, o sistema irá abrir uma janela para o cadastro do mesmo.

saltos

O sistema carrega a lista de opções com as respostas da pergunta que o salto será implementado. Desse modo, selecione a resposta que conterá o salto no campo “Se a opção estiver selecionada”. Depois informe a partir de qual bloco e de qual pergunta o salto se iniciará. Informe, também, o bloco e a pergunta que será o término do salto. Atenção para a condição de que a primeira pergunta e a última selecionada estão dentro do salto, ou seja, essas perguntas não estarão visíveis no tablet.
Depois de informado o salto, salve as informações. Você pode cadastrar saltos para todas as opções de respostas da lista. Para visualizar os saltos cadastrados o sistema exibe uma lista dos saltos abaixo do cadastro dos mesmos.

listaSaltos

IMPORTANTE: Os saltos devem ser implementados somente depois que todo o questionário estiver pronto e revisado, pois caso haja alguma edição na lista de pergunta, exclusão ou ordenação das perguntas, os saltos serão excluídos e será necessário cadastrá-lo novamente.

5.5) Editar questão

Para editar a questão, clique sobre a opção desejada e o sistema apresentará o cadastro da mesma. Edite as informações desejadas e salve-as.

5.6) Duplicar questão

Para duplicar uma questão, selecione-a com o botão direito e clique na opção “Duplicar”.

duplicarQuestao

O sistema permite duplicar mais de uma questão simultaneamente, basta selecionar as perguntas que serão duplicadas e acionar a opção “Duplicar Selecionados”.

duplicarQuestao2

O sistema apresentará a tela para duplicação da(s) questão(ões). Informe o grupo que contenha o questionário que deseja inserir a questão, depois escolha o questionário e por fim o bloco no qual a questão será inserida. Confirme a duplicação clicando em “Confirmar Duplicação”.

duplicarQuestao3

5.7) Excluir questão

Para excluir uma questão, selecione-a com botão direito e escolha a opção “Excluir”.

excluir

É possível excluir mais de uma questão simultaneamente, selecione-as e clique na opção “Excluir selecionados”.

excluir2

O sistema irá verificar se ela não possui dependências para poder ser excluída. Diante da consistência dos dados para a exclusão, aparece uma marcação em cada questão a ser excluída de acordo com a legenda abaixo:

excluirLegenda

Verifique os impedimentos para a exclusão, e confirme a exclusão. Caso haja saltos, questões filhos, entre outros inseridos nas perguntas, os mesmos serão excluídos automaticamente ao se confirmar a exclusão da questão em que eles se encontram.

excluirConsistencia

5.8) Pesquisar questão

Para realizar uma busca de questão cadastrada no sistema, insira alguma informação no campo de pesquisa.

campo

Conforme você digita a palavra que será utilizada na busca, o sistema busca na lista todas as questões que contenham o que foi inserido no campo de pesquisa. Como exemplificado abaixo, foram inseridos os caracteres “idade” e o sistema apresentou todas as questões que contem a palavra “idade” em sua descrição.

pesquisa


Curta e Compartilhe


Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail