MERCADO: Por que investir em tecnologias para o desenvolvimento de pesquisas?

Reduza custos no desenvolvimento do seu projeto e ainda ganhe mais tempo para você

Todo o processo de desenvolvimento de uma pesquisa de mercado, desde o planejamento à execução com os entrevistadores em campo e análise dos dados demanda tempo e um alto custo. Investir em plataformas que otimizem esse processo é garantir mais lucratividade e eficiência.

A primeira atividade em que se pensa ao reduzir gastos em pesquisas por meio de coleta digital trata-se da eliminação de papel, xerox, tinta, impressora e outros inerentes ao processo de reprodução de questionários. Estes custos, embora não representem muito proporcionalmente, ainda são custos e podem ser eliminados.

A redução tratada acima é mais tangível do ponto de vista financeiro, porém, diversas outras etapas de uma pesquisa podem se tornar mais eficientes, levando a mais redução de custos e ampliação do tempo disponível dos colaboradores da empresa. Isso permite que todos possam atuar em outras atividades ou ainda comportar um maior número de clientes no mesmo espaço de tempo. Listamos aqui estas atividades:

  1. Conhecer, relacionar e ampliar a rede de entrevistadores conectados ao seu Instituto: Para que um Instituto possa ampliar sua base de entrevistadores é preciso fazer contatos em sites, redes sociais, obter indicação de outros colaboradores, disponibilizar cadastros no site da empresa, dentre outras atividades que ficam dispersas em diferentes plataformas e que demandam tempo para implementação e gerenciamento das informações. Com o UbiSurvey isso tudo é feito em poucos cliques, além de você já contar de forma direta com informações cadastrais e número de entrevistas já realizadas em nossa rede de Institutos de Pesquisa que participam do UbiSurvey.
  2. Convidar seus entrevistadores para participar de um projeto: Em geral este processo é realizado de forma manual via telefone ou via envio de diversos e-mails. Os pontos negativos podem não ser muito claros e se resumem na lentidão deste processo, centralização em uma única pessoa, acesso offline, falta de registros históricos e custo com ligações e funcionários. Talvez você possa não ter mensurado quantitativamente isso, mas já pensou no tempo que você gasta para esta atividade? Sem contar a ineficiência. Com o recrutamento de equipe do UbiSurvey você realiza esta etapa em poucos cliques, avisando ao mesmo tempo a realização da pesquisa para quem você quiser, ampliando as oportunidades para você e sua equipe. Ainda como vantagem, é possível o acompanhamento online para todos seus colaboradores.
  1. Montar sua equipe de campo: Uma etapa é o recrutamento de entrevistadores para sua pesquisa, a outra, trata de escolher quem de fato trabalhará na pesquisa, dadas as opções que você tem. Os principais problemas tratam da falta do histórico de participação e de avaliação, além da descentralização das mensagens e preferências de cada pesquisador. Com o UbiSurvey, tudo isso é monitorado no painel de recrutamento, sendo possível visualizar o perfil dos interessados, avaliação prévia e tipos de experiências. O resultado disso tudo é uma seleção mais assertiva para as características da pesquisa que está para ser iniciada.
  1. Digitação das entrevistas: A digitação dos questionários é 100% eliminada com a adoção de coleta digital das entrevistas. Esta é uma etapa típica de redução de custos ao se trabalhar com tecnologia na realização de pesquisas. Se não bastasse a redução dos custos, notadamente há eliminação dos erros que são imputados à digitação.
  2. Limpeza e organização da base de dados: Coleta digital é sinônimo de eficiência e ganho de tempo para o profissional responsável pela limpeza e organização da base de dados. Enquanto digitações via questionário em papel trazem respostas erradas ou informações ausentes advindas de erros comuns a este processo, a coleta digital apresenta planilhas de dados isentas de erros e preenchidas em sua totalidade. Tudo isso em tempo real, de forma geral, específica por rotas de pesquisa ou por entrevistadores.
  1. Análise prévia dos resultados: Para os principais projetos de pesquisa, o analista do Instituto em geral passa a ter acesso aos resultados apenas no momento após a digitação dos dados e elaboração das primeiras análises. Isso pode ser um problema para os casos em que os prazos para elaboração das conclusões e apresentação dos resultados seja curto, o que é tendência atual no mercado de levantamento de informações. Com o Ubisurvey, o responsável pelas análises passa a conhecer os resultados prévios a partir do momento em que as entrevistas começam a ser realizadas. Isso permite que ele já inicie a formação da sua opinião e as conclusões na qual o estudo chegará.
  1. Avaliar e registrar as informações sobre avaliação de performance: Após a realização de um projeto de pesquisa o correto é fazer uma avaliação da equipe de campo, registrar as principais observações e indicadores de performance. Isso até pode ser feito pelos Institutos de Pesquisa, porém em geral não há registro histórico destas informações e o acesso fica restrito a poucas pessoas e ainda no modo offline. Com o UbiSurvey, você é incentivado a avaliar a performance de sua equipe, o que gera benefícios diretos no processo de recrutamento e seleção da equipe que fará parte do projeto de pesquisa.
  1. Checagem das entrevistas e controle de fraudes: Este é um tema muito importante e no qual o UbiSurvey investe bastante os seus esforços. Muito tempo e dinheiro é gasto para checar as entrevistas por telefone e, principalmente, caso seja necessário, retorno aos locais de realização das entrevistas. Como resumo, o Ubisurvey proporciona as seguintes funcionalidades: visualização em mapas do local e dispersão da realização das entrevistas, visualização via Google Street View do local de abertura do questionário, trajeto realizado pelo pesquisador, gravação oculta de trechos da entrevista e utilização de cercas eletrônicas.

Já deu para perceber como o Ubisurvey é completo e como ele efetivamente possibilita a redução direta de custos nos seus projetos e ainda proporciona muito tempo adicional para você e sua equipe. Esse tempo é seu e você sabe que vale dinheiro. Que tal utilizar esse tempo para ampliar seus negócios, conquistar novos mercados e investi-lo em atividades pessoais?


Curta e Compartilhe


Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail